Chamamos de animal invertebrado todo aquele que não possui coluna vertebral e crânio. Esses animais vivem em diferentes lugares, podendo ser encontrados em terra firme, água doce ou salgada, regiões muito frias e até mesmo quentes. E todos eles assumem cerca de 95 à 97% de todas as espécies existentes no mundo.
O que mais chama atenção são os números de patas que podem estar sendo, desde uma à nenhuma, devido a isso, a sua locomoção é fácil. Um bom exemplo são as esponjas do mar que depois de adultas começam a perder seus movimentos.
E dentre os grupos formados dentro do invertebrados, existe um que se destacam, são artrópodes. Eles possuem o corpo coberto por uma carapaça bastante resistente que lhes dão proteção e facilidade para se locomover. Bons exemplos desse grupo são:
* Camarões, lagostas, caranguejos, carrapatos, escorpiões, aranhas, piolhos de cobra, moscas, pernilongos, pulgas, centopeia.
Se reparar bem, alguns servem como alimento e outros são considerados uma praga para o homem. Nesse grupo é possível encontrar os:
. Poríferos: onde se encontra as esponjas-do-mar.
. Cnidários e Ctenóforos: onde se encontra as águas-vivas e anêmonas-do-mar.
. Platelmintos: onde se encontra os vermes com corpo achatado, como a tênia.
. Nematódeos: onde se encontra os vermes com corpo cilíndrico, como a lombriga.
. Moluscos: onde se encontra os polvos, lulas, lesmas, caramujos, ostras, mariscos, mexilhões.
. Anelídeos: onde se encontra as minhocas e sanguessugas.
. Equinodermos: onde se encontra as estrelas-do-mar, ouriços-do-mar.
A alimentação de todos eles é bem diferente dos vegetais que conseguem produzir sua própria energia por meio da fotossíntese. Eles tem de extrair a energia que precisam para sobrevivência através de outros seres. Sendo assim, eles se alimentam dos autótrofos e heterótrofos.
Características
Além da ausência de espinha dorsal, há outras características que eles possuem:
– Formação multicelular;
– Ausência de parede celular;
– Reprodução, geralmente, é sexuada na maioria das vezes;