As plantas que possuem flor e fruto são chamadas de angiospermas. Tal palavra vem do grego angeios que significa “bolsa” e sperma, “semente”. As plantas dessa espécie são representadas por diversos grupos e componentes do reino Plantae ou Metaphyta. Sendo assim, elas produzem: raiz, caule, folha, flor, semente e fruto, diferente da gimnosperma que só reproduz a flor.
Flores
Elas podem ser vistosas, tanto pelo seu colorido como pela forma. As vezes exalam um perfume doce e agradável e o néctar, que alimenta as abelhas. Já em outras exalam um odor e no caso de algumas, nenhuma delas. Mas o que elas sempre irão produzir são as sementes e os frutos.
Partes da Flor
> Os órgãos que sustenta a flor, são:
° Pedúnculo, que liga a flor ao ramo.
° Receptáculo, que é a dilatação na zona terminal do pedúnculo. Onde se insere as demais peças florais.
> Órgãos de Proteção vão ser designados pelo perianto, sem estes órgão de proteção pode-se dizer que a flor está nua. Suas partes são as seguintes:
° Cálice, é um conjunto de sépalas que possui a cor verde e que tem como função a proteção da flor quando botão.
° Corola é um conjunto de pétalas florais e as vezes coloridas e perfumadas, que tem glândulas produtoras de néctar, o que acaba insetos como abelhas, formigas e outros.
> Órgão de Reprodução, será encontrado nas folhas férteis que vão estarão localizados mais precisamente no centro da flor. Elas são designadas como esporófilos. Sendo que, as folhas Masculinas irão formar um anel externo fazendo com que as femininas fiquem na parte interna, deixando elas com a seguinte divisão:
° Androceu é o nome que se dá à parte masculina da flor e que também vai estar sendo representado pelo o conjunto dos estames. Os estames são folhas modificadas que sustentam os esporângios.
° Gineceu é o nome dado para representar a parte feminina da flor e o conjunto que vai ser encontrado nesse meio é o carpelos. Cada carpelo é constituído por uma zona alargada, oca, inferior que vai ser designada como o ovário. Desta maneira, logo após a fecundação, as paredes do ovário vão se transformar em um belo fruto.
Fruto
Os frutos protegem as sementes e auxiliam na dispersão na natureza. Eles podem ser coloridos, suculentos e atrair diversos animais por servir como base de alimentação. E pelo fato deles possuírem sementes, mesmo que ingeridos eles tem a chance de serem reproduzidos novamente, pois vão ter a oportunidade de entrar em contato com a terra.
Exemplos de angiospermas:
* Maracujá, Melancia, Abacate, Caju, Maça, Morango e muitos outros.