A poluição atualmente vem se singularizando em subdivisões devido as inúmeras ações humanas que as vem gerando. Dois de seus modelos consumistas mais visíveis no mundo moderno são a poluição sonora e visual, que se fazem ainda mais presente nos grandes centros urbanos.
Ambas vem se tornando cada dia mais frequentes em todos os lugares do Brasil e do mundo, causando vários prejuízos e malefícios à natureza e os seres vivos em geral.
Poluição sonora
Causas
É ocasionada pelo fluxo urbano, com barulhos de veículos, construções civis, vendedores ambulantes, sons de lojas e automotivos, áreas de recreação, entre outros.
Efeitos e consequências
» Estresse;
» Insônia;
» Perda da audição;
» Agressividade;
» Dores de cabeça;
» Depressão;
» Desatenção;
» Perda da memória;
» Cansaço;
» Aumento da pressão arterial;
» Queda de rendimento;
» Perda gradativa da audição;
» Surdez.
Recomendações
A melhor maneira de solucionar esse problema é evitar se expor a níveis autos de volume ou locais muito barulhentos. Lembre-se de que ocasionar esse processo pode gerar multas, caso ruído provocado seja superior do que o estabelecido pela OMS (Organização Mundial de Saúde).
Poluição Visual
Causas
Os principais causadores desse tipo de poluição são os anúncios estampados em cartazes, placas, outdoors, pichações, banners, entre outros.
Efeitos e consequências
» Desaparecimento da arquitetura original;
» Desconforto visual;
» Desvio da atenção de motoristas e pedestres;
» Redução das áreas verdes;
» Acidentes envolvendo veículos, motociclistas, ciclistas e pedestres;
Recomendações
Várias iniciativas vem sendo tomadas atualmente pela sociedade e pelas políticas públicas para conter a intensificação da poluição visual, principalmente nos grandes centros urbanos e rodovias. Grande parte dos municípios do país estão estipulando normas para a colocação de anúncios em sua área, diminuindo os seus efeitos.