Sim! Todo cachorro, não importa a raça, tem dor de dente. Por tanto, é interessante analisar os dentes de seu animal sempre que tiver tempo, desta maneira evita ter qualquer surpresa desagradável.
Doenças relacionadas a saúde bucal do cachorro
Para ter noção, os cães tem chance, cinco vezes a mais, de desenvolver problemas nas gengivas em relação aos humanos. E isso pode acontecer por diversas razões:
> Os cães têm uma boca alcalina, que acaba ajudando na formação de placas bacterianas .
> Diferente dos seres humanos, os cães não escovam os dentes diariamente ou nunca. Em alguns casos, isso pode acarretar o acumulo de sujeira.
Exemplo: com o acumulo de placas e sem a escovação diária, a boca do animal acumula bactérias, o que acaba causando inflamações e destruição do tecido, ocorrendo destruição dos ossos que levam a perda dos dentes.
Imagine, então, o seu animal com todos esses problemas e sem poder fazer exatamente nada. Você que é o dono, analise a saúde bucal de seu animal e escove os dentes dele diariamente.
Sintomas causados devido alguma doença bucal
* Gengivas vermelhas ou sangrando
* Sangue no s objetos que costuma morder
* Vocalização quando ele boceja ou come
* Perda de dentes
* Mau hálito
* Caroços ou inchaços na boca
* Saliva viscosa ou com sangue
* Não deixar que toque na cabeça
* Dificuldade ao comer
* Mastigação apenas com um lado da boca
* Coriza e espirros
Atenção: além da escovação diária, leve o cãozinho para realizar exames periódicos no veterinário como raio-x e limpezas gerais.
O tratamento só pode ser realizado depois que descoberto a causa da dor. Por tanto, não aplique e não menos dê nenhum medicamento ao seu animal antes de leva-lo ao veterinário. Apenas o médico veterinário tem o poder de ministrar o remédio ao animal de acordo com o quadro em que o mesmo se encontra.