A dengue tipo 4 não se trata da forma mais grave da doença, mas da situação em que ela se manifesta de maneira mais intensa em relação aos seus sintomas, sendo mais forte em indivíduos que já tiveram pelo menos uma vez essa enfermidade.
Pesquisas revelam que quando a pessoa é infectada pela segunda vez em diante, o organismo produz reações alarmantes, exageradas e de forma frequente em relação a presença do vírus, fazendo com que a dengue se desenvolva de maneira mais grave. Os sintomas tipo 4 dessa doença costumam aparecer por volta do 6° dia após o início dos seus primeiros sinais.
Depois que o paciente é contaminado pelo vírus da dengue tipo 4, ele se sente muito cansado, mesmo após o tratamento. Geralmente, a sua pressão arterial fica muito baixa, fazendo com que o corpo manifeste crises de choques hipovolêmicos, o que pode colocar a sua vida em risco.
Sintomas
Observando a forma geral dessa enfermidade, podemos ver que ela se assemelha muito com uma gripe forte.
» Dor nas articulações;
» Febre alta com aparecimento repentino;
» Dor no fundo dos olhos;
» Cansaço extremo;
» Sonolência;
» Dor muscular;
Observação: a dengue costuma ser mais frequente no verão e em países com climas tropicais ou subtropicais. Em épocas de chuva, o mosquito se prolifera com mais intensidade pelas condições propicias, como água limpa e parada. Portanto, fique bem atento para não confundir essa enfermidade com uma gripe. Assim que os primeiros sintomas surgirem, busque ajuda médica o quanto antes.
Tratamento
A dengue tipo 4 é tratada a base de repouso e muita hidratação. Nesse caso, o uso de analgésicos quase sempre se faz proibido, portanto, procure ajuda médica para que seu quadro seja estudado e o controle da doença seja feito de maneira eficaz, sem prejudicar a sua saúde.