O corpo do ser humano é composto por uma média de 74 a 75% de água, assim como o planeta é formado por 71% dela. No entanto, essa água esta sumindo, tanto do nosso corpo quanto no planeta, diga-se de passagem não ser nada bom. Pois, a final de contas, necessitamos dela para poder sobreviver.
E por causa desse efeito, que nos perguntamos o quê podemos fazer? A primeira resposta que nos vem a cabeça é o racionamento. Mas daí, logo nos vem mais duas perguntas: como ele funciona? Será que somente ele funciona? Bom, só podemos saber se ele funciona se todos tentarmos. Agora, se não sabe como ele funciona, acompanhe as informações abaixo.
Racionamento
Para que possamos compreende-lo, vamos analisar algumas questões que vem acontecendo nos últimos meses.
No mês de dezembro de 2013, uma imensa massa de ar quente e seco veio do mar e entrou pelo continente, estacionando em cima de nosso país. E essa massa, possui um sistema de alta pressão, o que acaba formando uma parede na atmosférica impedindo as frentes frias. E devido a isso, os rios, lagos e mares, vão secando e deixando o local, cada vez mais quente e seco.
E por causa dessa falta de água, que já uma realidade, que estamos tendo de economiza-la. Surgiu o programa de racionamento, para que possamos participar dele é simples. Basta que em períodos de chuva ou calor, economizemos a quantidade máxima de água. Como eu posso fazer isso?
* Desligando a torneira ao escovar os dentes ou ao lavar as louças.
* Lavando a casa somente uma ou duas vezes na semana.
* Trocando a água da piscina, somente quando for necessário.
* Não demorando no banho e de mais.
Mas para quem não sabe, em alguns casos é um pouco mais difícil de sere resolvido. Por exemplo: Em uma cidade, onde o seu abastecimento se dá por conta de uma represa, onde não se encontra no mesmo local. O racionamento acontecerá durante horas ou até mesmo dias inteiros.
Isso acontece devido a água ser pouca para o abastecimento de todos os postos. E por causa desse motivo, as empresas de abastecimento tem que fazer um rodizio, para que ninguém fique sem consumi-la.
> Funcionamento: esse rodízio dá-se da seguinte maneira, determinado bairro não tem distribuição de água por tantas horas ou dias e assim, consequentemente com os de mais.
Muitos acham ruim esse rodizio por causa das taxas absurdas que pagam. E a resposta deles são simples, que pensem nisso no momento em que estiverem desperdiçando a água atoa. No momento em que estiverem lavando o carro, tomando o banho relaxante ou fazendo demais atividades que envolva o composto principal em grande quantidade é preciso pensar para depois pagar a pena, que é o racionamento – um mal necessário nesse período. Pois é devido a esse abuso, falta de consciência que há escassez.
Observação: O jornal exibido pela rede de televisões brasileiras, Globo, exibiu no dia nove de fevereiro de 2014, abordando sobre o aquecimento global e o racionamento de água. Para assisti-lá, basta clicar aqui.