A Tabela periódica foi elaborada por Dimitri Medeleev e só foi aceita pelos cientista e a sociedade alguns anos depois, mais precisamente no ano de 1869. A tabela constituída demonstra os elementos que ainda seriam descobertos e que há uma periodicidade das propriedades, quando os elementos são colocados na ordem crescente, de acordo com as massas atômicas. Com o passar do tempo a tabela fora aprimorada.
A tabela serve para agrupar elementos que possui propriedades química e física parecidas, a exemplo temos os metais, semimetais e os não metais, que são organizados. Assim também acontece com alguns dos outros elementos.
Cada quadro que a tabela possui tem dados que são referentes a diversos elementos químicos, tais como o símbolo, massa atômica, número atômico, nome do elemento, elétrons nas camadas e se o elemento é radioativo ou não.
Períodos:
As filas encontradas na horizontal são chamadas de períodos. Ali os elementos estão inseridos na ordem crescente dos números atômicos que irá indicar o número do nível energético ou a camada atômica.
- 1° Período- 02 elementos;
- 2° Período- 08 elementos;
- 3° Período- 08 elementos;
- 4° Período- 18 elementos;
- 5° Período- 18 elementos;
- 6° Período- 32 elementos;
- 7° Período- 30 elementos ou até mais;
Já as colunas que se encontram na vertical formam as famílias ou grupos. Nela possui elementos que estão reunidos de acordo com as respectivas propriedades químicas. Elas vão de um à dezoito.
Exemplo:
1- Alcalinos;
13- Família terrosos;
18- Gases Nobres;
Quando a família vai de um, dois, treze, até dezoito é chamado de elementos representativos. Já quando a família vai do três ao doze é chamado de elementos de transição. Os elementos que se encontram na série dos lantanídeos e actinídeos são elementos de transição. Por estarem no grupo de número três eles são chamados de transição interna. E os outros elementos são chamados de transição externa.
Os elementos químicos estão reunidos em três grupos: metais, não metais e gases nobres.
Os metais possuem propriedades específicas como brilho, condutividade térmica e elétrica, maleabilidade e ductibilidade. Todos eles são sólidos, possuem a temperatura de 25° C e 1 atm com exceção do mercúrio, que nesse caso é líquido.
Os não metais não apresentam brilho, são péssimos condutores de energia e não são maleáveis e nem dúcteis.
Já os gases nobres quase não reagem por serem estáveis. Eles possuem camadas exteriores que são preenchidas por elétrons e está presente em todos os grupos da tabela.