Administração de Recursos Materiais está voltado para compra de tudo aquilo que pode ser utilizado por uma empresa, escola, comércio, instituição e outros. O mesmo é um sistema integrado que no qual tem como finalidade abastecer a organização e administrar os mesmos.
Hoje em dia ele tem como função principal o controle de produção de estoque e também a distribuição dos mesmos. Todos os gêneros de administração devem possuir controle de seu estoque, ou seja, o controle dos materiais que serão utilizados no dia- a- dia ou mesmo no ano. Quando os mesmos não são controlados, a administração pode acabar ficando sem nenhum material ou então com excesso. Ambas situações podem gerar problemas diferentes.
A falta de materiais na organização pode ocorrer devido o seu uso indevido, o mesmo pode acabar paralisando os trabalhos. O gestor de recursos de materiais ou de recursos humanos, terá de tomar estratégias rápidas para solucionar o problema. A falta do mesmo pode gerar diversos problemas, um deles pode ser a perda do cliente.
No momento em que o material está sobrando, isso é ruim pois os produtos possuem certo tempo de vida. O mesmo pode fazer com que a organização perca o produto e acabe afetando o capital de giro.
Agora um dos grandes desafios que o gestor enfrenta é o dimensionamento dos estoques. Isso acontece pela existência de diversos tipos de demandas, que podem ser previstas facilmente em alguns casos e em outros não. As mesmas podem ser resolvidas racionalmente ou por meio de previsões. Para isso existem três premissas de previsão, são:
- As previsões geralmente estão erradas. O nome dela mesmo já diz é uma previsão, então não é nada correto, coerente.
- Quanto maior for o tempo de previsão, maior a chance da questão ser errado. Então quanto mais tempo levamos para tomar uma decisão, pode- se dizer que ela encontrará o método certo em que o ato que iriamos tomar é errado.
- Estabelecer um nível padrão sobre a previsão. Procurar saber algumas opiniões antes de fazer o ato decidido por meio dela.
A Administração de recursos de materiais, deve fazer com que aumente a produtividade, qualidade e quantidade de todos os funcionários , serviços e produtos da organização, caso seja preciso.E tal atividade não precisa ser desempenhada somente por um gestor de recursos de materiais ou de recursos humanos, o mesmo pode ser feito pelo proprietário da organização. Porém ambos tem que possuir uma boa visão estratégica, pois o mesmo tem que ser ágil na tomadas de decisões. Eles tem que focar na qualidade do material, quantidade necessária, prazo de entrega, valor das mercadorias e condições de pagamentos da mesma, pois tudo isso pode influenciar em todos os outros departamentos da organização.
Enfim, os recursos de materiais nada mais é do que o fornecimento dos materiais utilizados para o processo produtivo. Ele tem como objetivo geral eliminar todos os itens desnecessários do estoque, reduzir os custos e fazer com quem ninguém e nada da organização seja prejudicado por causa da falta de material ou excesso do mesmo.