Quando se fala no olhar do senso comum, logo se vem psicologia nos pensamentos e de um certo modo, quem pensou isso não esta errado. Pois o senso comum, se trata do modo como todos os seres humanos agem perante a sociedade. Vejamos abaixo, algumas de suas características, para melhor compreensão.
. Emoção: já devem ter ouvido falar que um olhar fala muito mais do que palavras, certo?! Pois então, nesse caso uma pessoa “X”, pode estar transmitindo o seu sentimento por um olhar ou até mesmo mensagem sem ao menos perceber o que esta fazendo.
. Primeira impressão: é um outro meio antigo de julgamento que todo é quaisquer ser humano vai utilizar ao menos uma vez na vida.Tal feito é originado no momento em que uma pessoa olha para outra é já há julga sem ao menos conhece-lá. O que acaba fazendo com que ela desista de conhece-lá ou ainda, que não levante nenhum tipo de comentário ao seu respeito, por achar que pode ser grosseiro.
. Preconceituoso: é aquele que já olha para algo ou alguém e remete a expressão de nojo, receio e repulsa. E que se puder faz de tudo para evitar nas proximidades do mesmo que provoca essa sensação nele.
Então, por meio disso pode-se notar que quaisquer pessoa, pode ter características do senso comum, mas que porém, ela não pode assumir, ou ainda evitar e até mesmo achar ruim, o mesmo. No mais, tais características costumam ser aplicados pela sociedade sempre quando é exigido. Mas de um certo modo, ele também faz, com que muitos sintam receio de ser julgado pelo mesmo é não façam coisas das quais realmente gostem.
E isso tudo vem desde os primórdios passados ou seja, de uma tradição e de uma herança hereditária, dos ensinamentos de família, ou até mesmo de quem se conviveu.
Tipos de Caráter
* Caráter empírico: que está voltado para os dados recolhidos, por meio de experiências que qualquer um tem.
* Caráter Coletivo: e quando a pessoa permite, com que outras possam participar de suas atividades.
* Caráter aparente ou ilusório: esse é o mais frequente em todo o mundo. Que normalmente acontece quando se deixar enganar por aquilo que estão vendo pela primeira vez. Quando deixa, com que a emoção fale mais alto e acabe escondendo o que realmente possa vir a ser. A pessoa com esse caráter se contenta com aquilo que ela está vendo, tendo, ouvindo, falando ou pensando e não liga para as aparências. Ou então daquilo que foge da realidade.