O astigmatismo é uma deficiência visual, decorrente da formação irregular do cristalino ou da córnea, a partir dessa irregularidade a córnea fica com a curvatura mais ovalada. Essa irregularidade forma uma imagem em diversos focos, ambas se encontram em eixos diferenciados. O astigmatismo é hereditário e geralmente pode ocorrer em conjunto com a hipermetropia ou a miopia.
Normalmente, os sintomas do astigmatismo podem variar dependendo da atividade da visão e do grau. Sendo que a intensidade dos mesmos também podem ser variáveis, essa variação ocorre devido a gravidade e também do esforço visual. Segue logo abaixo os principais sintomas do astigmatismo, lembrando que quando o astigmatismo é brando, ele é assintomático.
Principais sintomas:
- Visão borrada
- Visão destorcida
- Visão embaçada
- Astenopia
- Fadiga
- Dor de cabeça
- Sensação de ardor nos olhos
- Hiperemia conjuntival
São existentes diversos tipos de astigmatismo, por isso, caso os sintomas sitados logo acima se manifestem é indicado procurar a orientação de um oftalmologista, pois o mesmo poderá orientar os tipos de exames adequados, e indicar o tipo de tratamento adequado para fazer a correção do astigmatismo. Ressaltando que os principais tratamentos para a correção do astigmatismo, são:
- Óculos
- Lentes de contato
- Cirurgia refrativa.