Os movimentos respiratórios são chamados de inspiração e de expiração, a
inspiração ocorre a partir da entrada do ar nos pulmões, e a expiração se constitui no movimento de saída do ar dos pulmões para o meio externo.
O sistema respiratório humano é constituído por diversos órgãos e por um par de pulmões, os órgãos são os principais responsáveis por conduzir o ar para dentro e também para fora das cavidades pulmonares. Esses órgãos são:
- Pulmões: Os pulmões são órgãos com aspecto esponjoso, tendo cerca de aproximadamente 25 centímetros de comprimento, são envolvidos por uma pleura (espécime de membrana serosa).
- Faringe: A faringe é um canal comum aos sistemas respiratório e digestório e que comunica-se com a boca e também com as fossas nasais. O ar inspirado pela boca ou pelas narinas necessariamente passa pela faringe, antes de atingir a laringe.
- Laringe: A laringe é um tubo sustentado por partes de cartilagem articuladas, fica localizado na parte superior do pescoço, em continuação à área da faringe.
- Fossas nasais: As fossas nasais são duas cavidades paralelas que se iniciam nas narinas e terminam no canal da faringe. As duas cavidades das fossas nasais são separadas pelo septo nasal (uma parede cartilaginosa). As dobras encontradas no interior das fossas nasais são denominadas como cornetos nasais, os cornetos nasais forçam o ar a turbilhonar. No “teto” das fossas nasais, são existentes células sensoriais, as mesmas são responsáveis por exercer diversas funções, tais como, filtrar, umedecer e aquecer o ar, funções essas que são de extrema importância para o sentido do olfato.
- Traqueia: A traqueia é um tubo que mede cerca de aproximadamente 1,5 centímetros de diâmetro por 10-12 centímetros de comprimento, as paredes da traqueia são reforçadas por anéis cartilaginosos.
- Brônquios
- Boca
- Bronquíolos
- Alvéolos
Os brônquios, a traqueia, os alvéolos e os bronquíolos formam a chamada árvore brônquica.