Embora as empresas venham cada vez mais se preocupando e criando vários empreendimentos relacionados a sustentabilidade ambiental, embora haja acordos internacionais que estejam em pleno vigor e novas leis tenham sido sancionadas, a realidade apontada por diversas pesquisas mostra que os problemas relacionados aos impactos ambientais ainda são enormes e consideravelmente ainda estão longe de serem solucionados.
Principais impactos ambientais causados pelo lixo:
- Problemas a saúde pública
- Poluição da água
- Comprometimento de recursos hídricos
- Poluição do ar
- Poluição do lençol freático (solo)- Consequentemente ocasionando na poluição de poços artesianos, resultando em endemias e também no desenvolvimento de surtos epidêmicos.
- Proliferação de vetores de doenças (ratos, moscas, baratas, mosquitos entre outros)
- Aquecimento global
Todos esses impactos ambientais (degradação e poluição do meio ambiente) são causados principalmente pelas ações humanas. E todas essas ações geram consequências não só ao meio ambiente, más também a saúde e a vida social dos seres humanos.
Á partir de pequenas ações que podem partir de dentro de casa, tais como, separar o lixo orgânico de lixo reciclável entre outros, evitar jogar lixo em vias públicas, estradas e rios. Essas são apenas algumas ações que podem ser praticadas, um gesto de educação e gentileza ao meio ambiente pode fazer toda a diferença.