Ginecologistas afirmam que a mulher pode engravidar praticamente em todos os períodos de sua vida, exceto em idade infértil, casos de patologias ginecologias que possam vir a afetar significativamente o sistema reprodutor da mesma dentre outras raras condições.
A fecundação do óvulo (encontro do óvulo com o espermatozoide) pode ocorrer antes ou mesmo depois da menstruação, caso a mulher tenha relação íntima sem fazer o uso de algum tipo de método contraceptivo, seja ele via oral ou de barreira, tal como o preservativo (masculino ou feminino).
De acordo com ginecologistas, quando o fluxo sanguíneo decorrente do período menstrual se encontra em demasia, a possibilidade de acontecer o encontro do óvulo com o espermatozoide (fecundação) é bem menor, embora não seja impossível.
Portanto, caso a mulher não tenha nenhuma pretenção de engravidar, é recomendado que a mesma procure seu médico ginecologista, para que o mesmo oriente o método contraceptivo que mais se adeque as necessidades fisiológicas e financeiras da mesma. Contudo, fica claro que caso a mulher não utilize nenhum tipo de método contraceptivo ao ter relações íntimas, a mesma poderá engravidar antes, ou mesmo depois da menstruação. Independente de estar ou não no período fértil.