O Brasil é rico no quesito biodiversidade. Quando se trata da flora pode ter certeza que encontrará diversas de espécies, principalmente, aquelas que estão ameaçadas de extinção.
Acompanhe a seguir alguns exemplos de plantas que estão ameaçadas de extinção. Saiba também as respectivas características.
-
Cacto – Melocactus deinacanthus
Ele pode estar sendo encontrado na região do nordeste, mais precisamente no estado da Bahia, nas partes mais rochosas. Está sendo ameaçado de extinção devido a sua perda de habitat. Essa espécie de cacto pode estar sendo confundido com o Cacto coroa-de-frade – Melocactus conoideus.
Porém a diferença entre os dois é simples. o Deinacanthus irá possuir a cor mais avermelhada, o conoideus, vai ser mais esverdeado, com a parte de cima mais clara voltada para o amarelo ou branco.
Cerejeita – Amburana cearensis (Freire Allemão)
Ela possui vários nomes comuns é pode estar sendo encontrada tanto no Brasil como no Paraguai. A sua árvore solta diversas vages de sementes. Porém nem sempre elas podem estar sendo germinadas. Hoje em dia, ela está sendo reproduzida no nosso país, pelo pessoal da Embrapa.
- Canela – Preta – Aniba rosaeodora
Ela ainda pode estar sendo encontrada com outros nomes, por isso é sempre bom estar verificando. Dentre eles estão os seguintes: Canela-preta, canela-amarela, canela-broto, canela-bicha, canela-pinho e também canela-coqueira.
Pau Rosa – Aniba rosaeodora
A sua decorrência é bem grande, pois ela pode ser encontrada desde as proximidades do Amapá até o Peru. Pode ser que algumas árvores dessa procedência sejam vistas por diversos estados.
Ela é bastante utilizada pela indústria de cosméticos, além disso ela também pode estar sendo utilizada para fabricação de antialérgico. Mas não para por ai, antigamente as lavadeiras usavam as suas folhas como uma espécie de amaciante e perfume para as roupas de seus clientes.
Devido ao seu uso múltiplo, pode-se ter uma noção do porquê essa planta está na lista de extinção.
-
Pinheiro-do-paraná – Araucaria angustifolia
Essa planta pode estar sendo encontrada em locais que possuem cerca de 900m de altitude. Está presente nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio grande do sul.
E mesmo com tamanha dificuldade, os produtores de diversos produtos continuam com sua fabricação. E dentre tantos meios, ela é muito utilizada na construção de forros, molduras, ripas, cabos de vassoura, cosméticos e muitos outros.
O seu porte é forte e alto, podendo atingir 50 metros. Ela é bastante exigente, por isso, só consegue se reproduzir em solos férteis, portanto não adianta tentar planta-la em outros terrenos que não sejam a que favorece a mesma. Para quem não sabe, essa arvore é considerada um símbolo no estado do Paraná.
-
Jacarandá-da-bahia – Dalbergia nigra
A sua estatura pode variar dentro de 15 a 25 metros, desabrocha minusculas flores em pequenos caxos.
E pode estar sendo encontrada nas proximidades do estado de Minas Gerais, mas como as demais plantas, devido ao seu lento crescimento, há também o caso da exploração de sua madeira.
Muitos a utilizam para fins comerciais para a fabricação de móveis elegantes. A madeira do Jacarandá-da-Bahia é usado para fabricar uns dos instrumentos musicais mais charmosos, o piano.
Jacarandá Paulista – Machaerium villosum
É uma árvore robusta que pode atingir 30 metros de altura. O Jacarandá Paulista pode estar sendo encontrada no estado de Minas Gerais, São Paulo e Paraná.
Ela começa a florescer no mês de outubro é os frutos podem estar sendo colhidos a partir do mês de agosto, isso tudo vai depender do tempo em que as flores se abrirem. Que por sinal, são lindas!
Assim como outras árvores desse porte, a sua madeira é utilizada na fabricação de móveis.
-
Catléia – Cattleya dormaniana
Essa planta pode estar sendo confundida com muitas outras, pois ela parece ser bem comum. A planta se localiza apenas no estado do Rio de Janeiro. A sua muda pode chegar a 50cm quando atinge a fase adulta e irá florescer somente no verão ou outono, durando assim cerca de até três semanas.
-
Rabo de Tatu – Catasetum uncatum
Ela é uma espécie nativa de pernambuco, possui em média até 25 metros de altura. E assim, como a sua estatura, as suas folhas são espessas, podendo chegar a 25 centímetros. Florescendo no verão, cada caxo pode ter até oito folhas, sendo que cada uma de uma tonalidade verde com tons de púrpura.
-
Gameleira do Cerrado – Ficus broadwayi
Sendo da família das moráceas, a gameleira do cerrado é considerada uma planta nativa que medi cerca de 10 a 20 metros de altura. O seu diferencial são as raízes que se espalham com facilidade pelo chão, facilitando com que seus frutos caídos ao chão sejam encontrados.
As vezes ela pode ser confundida com a gameleira branca, porém as sementes ajudam a diferenciar uma da outra. Desta maneira as sementes de gameleira do cerrado, para quem não sabe, possui o formato de um figo. Assim como a fruta, elas possuem a cor verde e macia.